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Representação digital

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Localização

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Idioma e escrita

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Pesquisou usando parâmetros avançados e foram encontrados 280633 resultados. Página 16298 de 28064.
Informação não tratada arquivisticamente.
Local: Lisboa Assunto: refere impossibilidade de estar presente na homenagem a António Roberto. Observações: Contém nota "LER".
Código de referência PT/BPARPD/PSS/AROR/AROR/002-005/000020
Localização física cx 15, cap 69, doc 607 Dep.7.87.3
 
Informação não tratada arquivisticamente.
Datas de produção 1894
Código de referência PT/BPARLSR/PRQ/AGH04/02-001/0019/00003
 
Informação não tratada arquivisticamente.
Local: Ponta Delgada Assunto: solicita a cedência do espaço enquanto membro de uma comissão de cidadãos dirigentes dos Centros Escolares Republicanos para um espetáculo a favor da instrução pública.
Datas de produção 1912-06-21/1912-06-21
Código de referência PT/BPARPD/ASS/STM/001-001/0002/000073
Localização física Cx 2, Doc 188 Dep.1.168.1
 
Informação não tratada arquivisticamente.
Datas de produção 1894
Código de referência PT/BPARLSR/PRQ/AGH04/02-001/0019/00006
 
Informação não tratada arquivisticamente.
Datas de produção 1894
Código de referência PT/BPARLSR/PRQ/AGH04/02-001/0019/00015
 
Datas de produção 1823-02-02/1826-01-11
Código de referência PT/BPARPD/ACD/ALFPDL/020/0007
Localização física 794 Dep. 1, 85/1
 
Datas de produção 1868-07-04/1872-07-01
Código de referência PT/BPARPD/ACD/ALFPDL/039/0027
Localização física 694 Dep. 1, 84/3
 
Informação não tratada arquivisticamente.
Primeiro: 1. Escritura de mútuo e hipoteca que fez Leonor de Medeiros à firma Charles William Dabney & Sons: 1871. 2. Escritura de cessão de crédito que fez Samuel W. Dabney a Jacinto Manuel da Silveira: 1891. 3. Escritura de compra que fez Jacinto Manuel da Silveira a Samuel W. Dabney e outros de um prédio sito nas Angústias: 1892. 4. Formal de partilhas passado a favor da meeira Rosa Adelaide Goulart de Medeiros e extraído do inventário orfanológico a que se procedeu por óbito de João Carvalho de Medeiros: 1909. 5. Formal de partilha passado a favor do co-herdeiro João Goulart de Medeiros e referente à terça parte a ele legada pelo inventariado João Carvalho de Medeiros: 1924. Segundo: 1. Uma licença de sota-piloto atribuída no ano de 1860 a Jacinto Manuel da Silveira, bisavô de Yolanda Corsépius. 2. O diploma de sócio correspondente da Sociedade de Geografia, de 1883, do mesmo Jacinto Manuel da Silveira. 3. Um dossier de correspondência oficial, de artigos de jornal e de imagens referentes ao abate efetuado durante a década de 90 de algumas araucárias e de outras árvores na ilha do Faial. 4. Uma pasta contendo uma coleção de vitolas, ou cintas de charuto, e uma charuteira. Terceiro: 1. As atividades de Jacinto Manuel da Silveira, 1834-1899. Trata-se do portefólio no qual Yolanda Corsépius reuniu alguma informação utilizada no seu livro: Nas rotas de um bisavô, edição de 2005. 2. As imagens referentes às ilhas Faial e Pico obtidas em finais do século XIX e inícios do século XX. 3. As imagens dos principais acontecimentos da história da aviação ocorridos entre 1919 e 1948 na baía do porto da Horta. As fotografias, que sob o ponto de vista histórico são muito interessantes e porventura até pouco conhecidas, encontram-se devidamente legendadas. Quarto: Cópias e extratos de mapas da entrada e da saída de navios dos principais portos da ilha do Pico, 1888-1910, 7 folhas. Quinto: Um dossier de capa verde que possui o seguinte título: Eles viveram a guerra: algumas cartas e textos de familiares, amigos e outros reunidos por Yolanda Corsépius. Neste dossier metodicamente organizado, Yolanda Corsépius juntou a correspondência e os relatos do seu pai, dos três irmãos dela, dos seus familiares e de alguns amigos, que testemunham a experiência vivida por cada um deles aquando da segunda guerra mundial. Tem traduções. Algumas traduções têm notas de roda-pé. Sexto: Um portefólio dedicado aos vulcões e aos sismos da ilha do Faial e que reúne fotografias, postais e recortes de jornais. Possui uma secção referente ao terramoto de 1998, onde avulta a questão da falta de atenção atribuída às pedras de cantaria aquando do processo de reconstrução. Sétimo: Um documento digital no qual consta o trabalho de seleção e de transcrição que fez Yolanda Corsépius de vários extratos dos relatórios, de 1911 a 1913, do superintendente da companhia dos cabos submarinos CCC sita na cidade da Horta, o senhor Chevalier. Oitavo: Um portefólio respeitante ao período do PREC, que inclui vários jornais e comunicados de 1974 a 1977, e fotografias de 1981, em que a questão principal é a da liberdade de imprensa. Nono: Uma coleção de postais antigos. Concretamente 116 postais que a mãe de Yolanda Corsépius colecionou antes do seu casamento e que lhe foram remetidos de diferentes locais, e por várias pessoas, entre 1904 e 1923. Contêm mensagens escritas. Inclui um apontamento inicial pelo qual YC comenta os postais relembrando histórias de família. Décimo: Uma coleção de cerca de 20 fotografias (14,50 x 21cm), denominada , da autoria de Yolanda Corsépius, que captou várias paisagens das ilhas do Faial e do Pico e, em menor número, de Flores, Corvo e Terceira. Quase todas elas estão legendadas e são da década de 90. Culmina a coleção uma fotografia que fez João Gabriel Fonseca Porto do cometa Hale-Bopp....
Datas de produção 1860/1998
Código de referência PT/BPARJJG/PSS/YC
 
Informação não tratada arquivisticamente.
Nº Passageiro: 915 Filiação: João Pimentel e Maria da Conceição Idade: 7 meses Estado Civil: Solteira Naturalidade: Vila Franca do Campo (São Miguel) Alfabetização: Não sabe ler e escrever Destino: América
Datas de produção 1895-03-11
Código de referência PT/BPARPD/ACD/GCPDL/P/001/0002/001017
Localização física Liv. 1386 Nº Passaporte: 0344/1895
 
Informação não tratada arquivisticamente.
Contém uma coleção de postais antigos: concretamente 116 postais, com mensagens escritas, recebidos pela mãe de Yolanda Corsépius antes do seu casamento e que lhe foram remetidos de diferentes locais, e por várias pessoas, entre 1904 e 1923. Inclui um apontamento inicial pelo qual YC comenta estes postais relembrando histórias de família. ------------------------------------------------ Amostra: -castelo de Santiago da Barra e doca de barcos de pesca, Viana do Castelo (c. 1905) -cidadela de Cascais (c. 1905) -Cascais (c. 1908) -chalé Palmela e vista geral de Cascais (c. 1919) -baía de Cascais (c. 1921) -canal de Santa Marta, Cascais (c. 1921) -castelo dos mouros, Sintra (c. 1905) -torre de Belém, Lisboa (c. 1919) -cidade e porto artificial da Horta, Faial (c. 1920) -cidade de Angra do Heroísmo e Monte Brasil, ilha Terceira (c. 1916) -cais do Porto de Pipas, ilha Terceira (c. 1916) -vapor , baía de Angra do Heroísmo, ilha Terceira (c. 1916) -castelo de São João Baptista, ilha Terceira (c. 1916) -fortaleza de São João Baptista, Angra do Heroísmo (c. 1917) -Ponta Delgada vista do mar (c. 1920) -arcos do cais de Ponta Delgada (c. 1919) -hidroavião NC3 em conserto, ao fundo o mercado do peixe de Ponta Delgada (21 de maio de 1919) -porto de Ponta Delgada (c. 1919) -canhão americano para defesa de Ponta Delgada (1918). [Neste postal-fotografia está representada uma das duas peças que os U.S. Marines instalaram na zona oeste de Ponta Delgada para a defesa de costa, em 1918. Uma destas foi montada nas Feteiras de modo a proteger o recém-instalado posto telegráfico-sem-fios britânico nesta zona e a outra, na região de Santa Clara, não muito longe da fábrica de açúcar, de modo a proteger a zona portuária. Nesta posição, a peça americana foi colocada entre duas peças Krupp de 150 mm, portuguesas. A peça representada no postal-fotografia parece ser a que foi instalada na posição de Santa Clara. A instalação destas peças está amplamente estudada na sua componente da manobra política e militar da instalação da força aeronaval de U.S. Marines em São Miguel, no contexto da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), após o ataque à Madeira e o ataque a Ponta Delgada, pelo submarino U-155. Como se poderá observar pelos uniformes da guarnição da peça, são elementos do U.S. Marines. O calibre da peça representada é de 175 mm, não tendo sido possível determinar o seu fabricante e modelo. Findo o conflito, estas peças foram oferecidas ao Estado Português, tendo permanecido nos referidos locais e sofrendo alguma degradação por ausência de uso. Posteriormente, já em 1931, possivelmente na sequência do levantamento contra o Estado Novo de 1931, foram removidas destas posições, transportadas para o continente, requalificadas na Fábrica de Braço de Prata e remontadas no Campo Entrincheirado de Lisboa. (Jaime Regalado, abril de 2022)]....
Datas de produção 1904/1923
Código de referência PT/BPARJJG/PSS/YC/09
Localização física C3.