Resultados de pesquisa

Lista de resultados

Serviços disponíveis

Níveis de descrição

883
1351
7188
55367
62491
148845

Representação digital

267578
8635

Localização

8814
4487
1550
934
545
536
507
392
381
364

Idioma e escrita

49124
13816
1968
985
561
510
456
387
244
236

Data inicial

1
2
1
3
2
3
3
3
1
2
1
3
6
42
96
91
177
652
2050
1827
2444
2635
2974
3485
4120
4253
4648
4518
5080
7147
11377
12187
26115
49382
44939
22742
18544
12215
4612
144
6

Data final

3
1
1
1
1
1
3
19
19
44
56
113
206
315
352
462
575
881
1416
1500
1444
1906
2779
4261
6779
14390
15118
22269
16674
14997
8669
4247
221
9
Pesquisou usando parâmetros avançados e foram encontrados 276213 resultados. Página 20597 de 27622.
Informação não tratada arquivisticamente.
Infelizmente o fundo não se encontra ainda devidamente tratado e organizado. De uma maneira muito geral, pode dizer-se que este fundo engloba a correspondência, a cobrança dos impostos, os contenciosos fiscal e administrativo, as ordens de serviço, as contramarcas dos navios e dos aviões, o registo da entrada de navios, etc. Contém, à primeira vista, apenas documentos do século XX, principalmente da 2.ª metade do século XX. Possui uma série de copiadores de correspondência, já cronologicamente organizados, alguns dos quais desafortunadamente em mau estado de conservação devido à sua exposição indevida à humidade. ---------------------------------------------- Conteúdo de um processo de contramarca escolhido aleatoriamente: pedido/concessão de licença de entrada do navio/avião; pedido/concessão de autorização do início de operações (ex.: operações de descarga); guias de emolumentos; declaração do comandante/mestre do navio nos termos do artigo 9.º do regulamento das alfândegas (identificação do navio, da carga transportada, do motivo da viagem, do seu trajeto e dos documentos entregues na alfândega); alvará de saída do porto procedente; relação de tripulantes; lista de mantimentos e sobressalentes; guia de acompanhamento de malas do correio; relação de malas de correio desembarcadas; despacho geral das mercadorias (ao qual se encontram anexadas as guias de carga transportada); manifestos de carga; requerimentos de fiscalização [preventiva] de mercadoria [com procedência estrangeira] até à conclusão do processamento dos respetivos bilhetes de importação definitiva; guias de circulação de mercadorias transportadas nas condições do artigo 39.º do regulamento das alfândegas (despachadas pelas alfândegas de origem); formulário de conferência de carga; caderneta de descarga; pedido/concessão de licença para o recebimento de carga; solicitação de entrega do alvará de saída; duplicado do alvará de saída; recibo de imposto de tonelagem; passe do correio (identificação da quantidade de malas postais a transportar). ---------------------------------------------------- No âmbito do processo da transferência dos serviços da delegação aduaneira da Horta, do antigo edifício sito junto ao Largo do Infante para as suas novas instalações, na Rua Serpa Pinto, foi efetuada uma entrega, no dia 2021-10-20, de documentos do arquivo histórico desta delegação à BPARJJG, conforme a relação seguinte: 1-; 1 livro. 2-; 1864; 1 livro. 3-; 1865; 1 livro. 4-Ordens de serviço da alfândega da Horta; 1895-1970; 66 livros. 5-Correspondência recebida; 1840-1849, 1872-1889 e 1875; 3 volumes. 6-Correspondência recebida - posto do Calhau; 1883-1921; 1 volume. 7-Registo de contramarcas da via aérea; 1927-1941; 9 volumes. 8-Registo conta-corrente armazém afiançado - Pan-Am Airways; 1939-1945; 1 volume. 9-Registo do movimento de entrada/saída de embarcações - Horta; 1898-1906; 1 volume. 10-Registo de impostos de pescado - posto do Guindaste; 1898-1901; 7 volumes. 11-Registo de impostos de pescado - posto de São Roque; 1902-1916; 3 volumes. 12-Registo de receita classificada - São Roque; 1898-1918; 3 volumes. 13-Registo de movimento de despachos de entrada/saída - São Roque; 1894-1902 e 1908-1919; 2 volumes. 14-Registo de processos administrativos - achados/arrojos; 1904-1913; 1 volume. 15-Registo de processos administrativos - Flores; 1888-1901; 1 volume. 16-Registo de processos de contencioso fiscal; 1892-1934; 1 volume. 17-Registo de depósitos do cofre - São Roque; 1899-1918; 1 volume. 18-Registo de volumes de bagagens de passageiros para pagamento de direitos; 1887-1929; 1 volume. 19-Pauta de impostos indiretos - câmaras municipais de Horta, Lajes, Madalena e São Roque; 1 volume. 20-Termos de responsabilidade e fiança - São Roque; 1897-1931; 2 volumes. 21-Termos de visita de inspeção - São Roque; 1907-1939; 1 volume. 22-Resoluções técnicas - pauta; 1923; 2 volumes. 23-Classificador de mercadorias; 1901-1909; 15 volumes. ...
Código de referência PT/BPARJJG/ACD/ALFHRT
 
Recortes de jornal com notas manuscritas de Natália Correia.
Datas de produção 1978
Código de referência PT/BPARPD/PSS/NC/3-2/159
Localização física 12526 - 12527
 
Local: Girona Destinatário: Francisco Afonso Chaves Assunto: refere prazer em acolher observatório de meteorologia e qualidade de instrumento de medição do vento. Observações: inclui nota manuscrita de Francisco Afonso Chaves "Respondida em 15 julho 1900 ser provável em 30 ou 31 estar em St. Feli...
Datas de produção 1900-05-28
Código de referência PT/BPARPD/PSS/FAC/001-100/000001
Localização física 1741
 
Local: Ponta Delgada Destinatário: chefe do departamento marítimo Assunto: pedido de verificação de estado e condição de ancoradouro no porto de Santa Cruz da Graciosa.
Datas de produção 1901-05-25
Código de referência PT/BPARPD/PSS/FAC/001/024/000018
Localização física 4466
 
Datas de produção 1720/1720
Código de referência PT/BPARPD/ASS/MPD/244
Localização física 244
 
Informação não tratada arquivisticamente.
"Recorte de imprensa do artigo ""A Zamperini"", falando sobre a permanência da cantora veneziana Zamperini em Portugal durante o reinado de D. José I."
Código de referência PT/BPARPD/PSS/TB/058/047
Localização física APTP/Cx058/047
 
Local: Washington Destinatário: Francisco Afonso Chaves Assunto: satisfação em ligação por cabo telegráfico à Europa e dificuldade financeira de participação de Estados Unidos da América no projeto. Refere envio de publicação.
Datas de produção 1899-09-02
Código de referência PT/BPARPD/PSS/FAC/001-131-002/000012
Localização física 2305
 
Informação não tratada arquivisticamente.
Doadora: D. Ana Margarida de Medeiros, solteira Donatarios: D. Jacinta Flora de Medeiros Simões e seu marido Joaquim de Oliveira Simões Escritura nº13, inserta no Livro de Notas Nº12, do Tabelião António Tomé Machado Asse, folha 35.
Datas de produção 1852-07-15/1852-07-15
Código de referência PT/BPARPD/NOT/CNPDL06/017-002/1/000515
Localização física Lv. 3494 Dep.2/125/2
 
Contramarca n.º 27/1941
Informação não tratada arquivisticamente.
Processo de contramarca do hidroavião americano Dixie Clipper (NC18605), comandado por M. Lodeesen, entrado no porto da Horta a 10-5-1941, com procedência de Nova Iorque, via Bermudas, e destino a Lisboa, com 12 tripulantes e 15 passageiros em trânsito. Companhia: Pan American Airways (viagem n.º 30...
Datas de produção 1941-05-09/1942-04-10
Código de referência PT/BPARJJG/ACD/ALFHRT/04/07/027
Localização física C1.
 
Gentios Canguelas
Retrato de grupo indígena.
Datas de produção 1901
Código de referência PT/BPARPD/PSS/JMA/006/00003
Localização física 6.3