Administração do Concelho de Lagoa

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Administração do Concelho de Lagoa

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARPD/ACD/ACLAG

Tipo de título

Formal

Título

Administração do Concelho de Lagoa

Datas de produção

1546  a  1906 

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Produtor

Administração do Concelho de Lagôa

História administrativa/biográfica/familiar

Entidade essencialmente dependente do cargo de Provedor do Concelho (criado com base no Decreto de 16 Mai. 1832), cuja designação passou a Administrador do Concelho, a partir de Mai. 1836. Por essa razão, não há referências à criação e existência de uma entidade administrativa com a designação de Provedoria do Concelho, embora, posteriormente, se fosse instituindo a designação de Administração do Concelho.Normalmente sem sede própria, as administrações de concelho funcionavam nas instalações das câmaras municipais, razão pela qual, em quase todos os casos, a documentação de ambas as entidades acabou por misturar-se, principalmente após a extinção e esvaziamento de funções dos administradores de concelho, ao longo das décadas de 1920 e 1930.No Decreto de 16 Mai. 1832, art.º 68, entre as competências do Provedor do Concelho, inclui-se "2.º A redacção e conservação do Registo Civil", competências essas que prosseguiram ao longo da vigência das administrações de concelho, até à criação das conservatórias do Registo Civil, em 1911.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporação

Âmbito e conteúdo

A documentação, constituída essencialmente por lv.s, estava colocada, no edifício da Graça (Sacristia) no meio dos Notariais de Ribeira Grande; não está ordenada, mas numa primeira abordagem, verificou-se que inclui lv.s de registo do imposto "real d'água", de participações de pessoas falecidas, respectivos bens e herdeiros, actas da Junta Fiscal, mapas e matrizes prediais e industriais, além de lv.s de visitações da Igreja Matriz de Santa Cruz e de lv.s do Registo Civil, nomeadamente da Regedoria de Paróquia da vila de Água de Pau, que substituiu a Administração do Concelho de Água de Pau, após a extinção deste e sua integração no concelho de Lagoa.Localização actual dos lv.s do Registo Civil: Dep. 2, col. 334/1 - 334/2.Localização actual da SR Autos de prestação de contas de instituições vinculares e legados pios (1546-1861): Dep. 1, col. 353/1.Localização actual da restante documentação: Dep. 1, col. 283/1 - 283/2.

Unidades de descrição relacionadas

Documentação que permaneceu no Arquivo da Câmara Municipal de Lagoa descrita em https://lagoa-acores.pt/menu/viver/cultura.

Notas

Até à transfª para o Anexo - Clérigos, não era conhecida a maior parte deste fundo, que inclui, também, documentação da Igreja Matriz de Santa Cruz.

Data de publicação

20/01/2017 15:50:05