Convento de São Gonçalo de Angra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Convento de São Gonçalo de Angra

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARLSR/MON/CSGAGH

Tipo de título

Atribuído

Título

Convento de São Gonçalo de Angra

Datas de produção

1500  a  1842 

Dimensão e suporte

78 unidades de instalação (67 livros e 11 maços), distribuídas por 17 séries; 3,22 m/l.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Produtor

Convento de São Gonçalo.

História administrativa/biográfica/familiar

O Convento de São Gonçalo foi criado por Bula do Papa Paulo III, em 1542, através de um pedido feito por Brás Pires do Canto, patrono deste mosteiro de Clarissas de clausura e onde se recolheram as suas duas filhas.Com o aumento do número de religiosas durante os séculos XVI e XVII, houve necessidade de ampliar o Convento, e aproveitaram-se espaços como o da localização da primitiva igreja, da qual ainda existem vestígios integrados nas paredes do claustro Sul. Após essa ampliação, foi iniciada a construção de uma nova Igreja, no fim do séc. XVII, que foi inaugurada em 1776 com o nome de Igreja de São Gonçalo.É considerado o maior e mais antigo convento da cidade e o maior do arquipélago, tendo chegado a abrigar mais de cem religiosas. Constituiu-se em reputado centro de educação e de belas-artes, chegando a reunir duas centenas de educandas, que aqui tinham aulas de música, canto, desenho, pintura e humanidades.Ao serem extintos os mosteiros em Portugal, em 10 de maio de 1832, este foi o único conservado, recebendo as reclusas de todos os demais da ilha, sendo que as freiras passaram a denominar-se de recolhidas, nome que ainda hoje perdura e é atribuído às senhoras leigas que, por razões sociais, familiares ou económicas, se recolhem nesta instituição.

Âmbito e conteúdo

Escrituras, setenças, receita e despesas do granel, diários - receita e despesa, foros e consignações dos rendeiros, contas correntes dos rendeiros e consignatários, foros de legados e quitações, pautas dos irmãos de São José, quitações das Missas da Confraria de São José, livro dos seculares irmãos do Sagrado Coração de Jesus, livro das religiosas e fâmulas irmãs do Sagrado Coração de Jesus acordãos e deliberações, despesas com as obras de reedificação do convento, contas correntes com os foreiros e a Comissão de Prestações aos Egressos, contas correntes com os devedores Fazenda Pública de foros e vendas pelos bens do suprimido convento, relação das capelas pertencentes à Fazenda Pública, livro das eleições das preladas.

Sistema de organização

Cronológico.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Inventário provisório.

Existência e localização de originais

Depósito n.º 4 (edifício anexo ao Palácio).

Notas de publicação

Referência bibliográficaRevisto a 30/08/2014.

Notas

Microfilmados os livros n.º 56 - rl. 4, item 3; n.º57 - rl. 5, item 1; n.º 58 - rl. 5, item 2; n.º 61 - rl. 5, item 3; n.º 62 - rl. 5, item 4.

Data de publicação

22/04/2016 09:23:23