Caixa 5

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Caixa 5

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Unidade de instalação   Unidade de instalação

Código de referência

PT/BPARJJG/ACD/GCHRT/1840/05

Tipo de título

Atribuído

Título

Caixa 5

Datas de produção

1840  a  1840 

Dimensão e suporte

1 caixa, papel.

Âmbito e conteúdo

O processo referente ao recrutamento.O regulamento da secretaria da administração geral do distrito da Horta de 1840-07-30.Relação dos empregados da secretaria da administração geral do distrito da Horta.Uma relação incompleta e não datada das autoridades e dos empregados administrativos do distrito da Horta.Dois documentos relativos à entrega de um púlpito à ermida de Nossa Senhora da Guia.Mapa do orçamento da receita e despesa, devedores e credores da junta de paróquia de Candelária.Relações mensais dos empregados eclesiásticos, pensionistas e egressos de cada concelho.O mapa do desenvolvimento da despesa eclesiástica da ilha do Faial.A conta da despesa virtual do ano económico de 1839-1840 referente aos egressos.A conta da dívida relativa aos egressos.A conta dos pagamentos efetuados pela comissão das prestações dos egressos.As folhas de pagamento dos vencimentos dos empregados eclesiásticos e judiciários.A relação dos laudémios cobrados pela comissão das prestações dos egressos.Alguns róis dos foros, das rendas e dos juros de capitais cuja cobrança se achava ao cargo da comissão das prestações dos egressos.Listas de devedores da dita comissão.A cópia de um auto de inventário dos paramentos, vasos sagrados e alfaias pertencentes à paróquia de São Roque da ilha do Pico.Idem da paróquia de Santo António.Idem da paróquia de Madalena.Idem de uma paróquia sem identificação.Documentos referentes às paróquias de São Roque, Santo António, Prainha e Santo Amaro e às suas respetivas confrarias.Relação da despesa feita com a orçamentação de uma reparação da muralha.Relação dos salários que foram vencidos pelos três peritos do ofício de pedreiro em virtude do orçamento que se fez para a reparação das muralhas da cidade.Relação dos salários dos peritos que procederam à realização do orçamento das obras respeitantes aos muros e à escadaria em frente à igreja matriz da cidade da Horta.Folha dos vencimentos do carpinteiro, do pedreiro e do ferreiro que efetuaram o orçamento da despesa da reparação das cadeias da cidade da Horta.Folha dos emolumentos dos peritos responsáveis pela medição e pela avaliação da renda anual de um prédio contíguo ao edifício do colégio.Relação do vencimento do fiel encarregado da limpeza e da conservação do armamento dos voluntários nacionais, Manuel Joaquim Correia.Conta da despesa do tratamento recebido por várias praças da Marinha no hospital da Santa Casa da Misericórdia da Horta.Um maço de folhas mensais das quotas pertencentes ao contador e aos recebedores da Fazenda.Vários resumos dos róis remetidos à contadoria da Fazenda para cobrança.Mapas das despesas da contadoria da Fazenda respeitantes ao ano económico de 1839-1840.Conta das despesas da competência do ministério do Reino efetuadas no distrito da Horta durante o ano económico de 1839-1840 Relação dos vencimentos de 1835 e 1836 de Guilherme Knoth, almoxarife do arsenal da Marinha.Relação dos vencimentos do sota patrão da cidade da Horta referentes ao período compreendido entre 1835 e 1838.Relação dos vencimentos de 1836 a 1838 dos facheiros e dos empregados dos telégrafos da ilha do Faial.Três relações das propriedades da Fazenda situadas na ilha do Pico destinadas ao arrendamento.As contas da receita e da despesa da câmara municipal da Horta e do mercado público referentes ao ano de 1839.O alvará da administração geral do distrito da Horta de constituição da comissão filial do conselho geral de beneficência.O alvará da administração geral, de 1840-09-17, ordenando a integração dos dois batalhões de voluntários da Horta, que foram criados pelos decretos de 1831-09-07 e de 1832-04-25, aquando do período da usurpação, na guarda nacional do concelho da Horta.Sinopse dos alvarás de pagamento expedidos pela administração geral do distrito da Horta à contadoria da Fazenda ao longo do ano económico de 1839-1840.Sinopses das portarias da repartição da Contadoria do ministério do Reino recebidas pela administração geral do distrito da Horta. Sinopses das portarias expedidas pelas diferentes repartições do ministério do Reino à administração geral.Sinopses das relações dos recibos da receita eventual dirigidas pelos administradores de concelho à administração geral. Sinopses das guias expedidas pela administração geral à recebedoria do concelho da Horta.Sinopses das relações mensais dos emolumentos pagos pelos navios aportados à ilha do Faial.Sinopses das relações das adições do selo de verba dos documentos avulso e das guias de selo de verba remetidas pelos administradores de concelho à administração geral.Sinopses dos talões das quantias entregues em cada uma das recebedorias de concelho resultantes do pagamento dos direitos de mercê.Mapas da execução dada pela administração geral do distrito da Horta às diferentes ordens provenientes do Tesouro Público.A conta da dívida da administração geral do distrito da Horta correspondente ao ministério da Fazenda e aos encargos gerais.Um conjunto de documentos relacionados com a instalação de um teatro na cidade da Horta cuja constituição é a seguinte:---------------------------------------------------------1. A cópia de um ofício da câmara municipal da Horta, de 1840-07-04, dirigido ao ministério do Reino, solicitando o encaminhamento à rainha de uma representação, cuja cópia se encontra em anexo ao ofício, para a cedência de um espaço existente no edifício dos antigos granéis dos jesuítas para a instalação do tal teatro. 2. Um ofício do ministério do Reino, de 1840-09-17, expedido à administração geral do distrito da Horta. 3. A permissão da rainha para a concretização do pedido dos faialenses transmitida à administração geral do distrito da Horta por um ofício do ministério do reino de 1840-09-29. 4. Uma folha que de um lado possui as seguintes inscrições quase enigmáticas: NB Os termos estão arquivados no seu respetivo armário.....Teatro Faialense.....Escola de Ensino Mútuo.....A porta foi para o gabinete em 22 de outubro de 1853.....E no outro lado da folha: 1840 Teatro Harmonia Faialense. 5. Um índice dos principais factos relativos a este assunto, do qual, por se apresentar em mau estado de conservação por causa da tinta ferrogálica, se fez uma cópia digital e a seguinte transcrição: ---------------------------------------------------------------Teatro – Indicador – 1840-07-02: Representação de alguns indivíduos desta cidade [da Horta] dirigida à câmara municipal para que a mesma câmara pedisse a Sua Majestade A Rainha a sala e quartos anexos do edifício do colégio, desta cidade, debaixo da casa, que serve de audiências gerais, a fim de nela se estabelecer um teatro particular, e que as aulas de latim e primeiras letras, colocadas nos indicados quartos, fossem removidas à custa da Fazenda para a parte baixa do mesmo edifício que fica ao lado do sul. 1840-07-04: Ofício da câmara municipal dirigido ao ex.mo ministro do Reino, acompanhando a representação acima dita, e outra da câmara à Sua Majestade no mesmo sentido. 1840-09-17: Ofício do ministério do Reino à administração geral acompanhando as representações mencionadas, para se informar. 1840-09-29: Portaria do ministério do Reino expedida pela 3.ª repartição declarando que Sua Majestade houve por bem permitir que se coloque o teatro no local pedido, contanto porém que os empresários façam por sua conta a despesa que for necessária para a mudança das aulas em lugar próprio no mesmo edifício, sem detrimento dos alunos e da sua educação e ensino. 1841-01-20: Termo de fiança que prestaram José da Cunha Brum Terra e Silva, José Francisco Berquó, Carlos Guilherme Dabney, António de Oliveira Pereira, António Mariano de Lacerda, e José Inácio Pimentel, pela importância cada um de 2.000$00 réis, para qualquer caso fortuito que possa acontecer ao edifício proveniente da colocação ali do teatro. 1841-01-23: Termo de declaração em que os signatários da 1.ª representação se responsabilizaram a cumprir o disposto na citada portaria, e nomearam a José da Cunha e António de Oliveira Pereira para se responsabilizarem por todos, como com efeito se responsabilizaram, à satisfação das condições exigidas na citada portaria. 1841-10-25: Ofício do diretor do teatro com os estatutos da sociedade – ignoro o fim que levaram porque não existem neste governo. 1844-11-04: [Carta] do professor António de Sousa Mendonça representando não poder pôr em prática o método de ensino mútuo simultâneo, por falta de local apropriado, por isso que não lhe tendo o Estado dado casa ele se vê obrigado a ensinar na de sua residência, que não tem as comodidades necessárias para poder receber o grande número de alunos que diariamente a frequentam e pede providências. 1844-11-09: Requerimento de José da Cunha, pedindo a desoneração da sua responsabilidade de 2.000$00 réis, com que havia garantido a Fazenda, por qualquer caso não cogitado que pudesse acontecer ao edifício onde se acha colocado o teatro. 1844-12-21: Ofício da câmara municipal respondendo ao deste governo civil de 9 deste mês declarando que só havia encaminhado a 1.ª representação ao governo de Sua Majestade sem que desde então por qualquer forma que fosse se tenha interessado[?] nos negócios do mesmo teatro, e remete cópia do ofício que lhe enviou a comissão do mesmo teatro, também de 21 dezembro, em que pedem uma conferência com o ex.mo governador civil a fim de mostrarem os inconvenientes que resultam ao teatro de novamente ali se colocar a aula de ensino mútuo. Consta mais que o teatro empregou em seu serviço vários objetos pertencentes à escola que ali se achava estabelecida, como bancadas.............

Condições de acesso

Comunicável.

Cota atual

C0.

Idioma e escrita

Português.

Tipo u.i.

Unidades de descrição relacionadas

Fundo: Teatro Faialense.

Data de publicação

16/10/2017 12:12:44