Administração do património

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Administração do património

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/BPARJJG/FAM/FCM/ADP

Tipo de título

Atribuído

Título

Administração do património

Datas de produção

1841  a  1941 

Dimensão e suporte

9 cx., 1438 docs.; papel

Âmbito e conteúdo

Uma grande parte da documentação é relativa à administração dos bens, tanto as propriedades, na sua maioria rurais, como os recursos financeiros. Sendo uma família também de proprietários, não é de estranhar o vasto número de registos referentes à posse e à arrecadação de foros e rendas dos prédios rústicos e urbanos, de que são exemplo os 123 registos (dos quais 92 cadernos) dos foros e rendas a trigo, a milho e a dinheiro, desde 1841 até 1944. Numerosos são também outros documentos sobre foros, nomeadamente licenças de venda de prédios foreiros, títulos de posse e de arrematação, escrituras e certidões de compra/venda/permuta de prédios, contratos de arrendamento, procurações, registos de hipotecas. Merece referência a certidão teor dos bens pertencentes à capela instituída pelo Capitão Simão Luiz Carolo (1797), requerida pelo Dr. Manuel Francisco Medeiros Jr. em 1863. O registo de entrada (desde 1840) e de saída de trigo no granel, assim como 118 recibos de entrada de trigo nos diversos granéis e respetivos enfiteutas. Ainda no que concerne ao património, encontram-se diversos documentos relativos à administração de um prédio, designado Serrado Grande, à serração e venda de madeira; registo de gado; anotações várias sobre propriedades, contribuições prediais e imposto de selo; recibos e canhotos de recibos de rendas; identificação e descrição de prédios; conjunto de documentos relativos à “Bagatela”; róis de trabalhar a vinha e outras terras, de diversos proprietários da família; inventários e correspondência com vista à aquisição de alfaias agrícolas.Documentos relativos a partilhas: anotações, registos, inventários, sentenças de partilhas; diversos documentos relativos à herança e partilhas do Conselheiro Dr. Manuel Francisco de Medeiros; documentos relacionados com inventários orfanológicos; livro: “Prédios de Castelo Branco e outros da herança de 1927-4-11. Contas gerais com irmãos de 1927 a seguir”; documentos que se encontravam dentro do livro, agrupados por irmão.Já no âmbito da gestão financeira, são muitos e variados os documentos relativos a contas correntes e à gestão diária, de que são exemplo livros de contas diárias e cadernetas de fornecimento de mercearia, um livro de contas correntes de Manuel Francisco de Medeiros em s/c/c diversos proprietários (de 1823-1875) - o documento mais antigo do fundo -, nove “Diários de lembranças” de Manuel Francisco de Medeiros Jr., sete de Alberto Goulart Medeiros e um de Rosalina Campos.

Condições de acesso

Comunicável.

Idioma e escrita

Português.

Publicador

l.sousa

Data de publicação

10/05/2022 11:50:29