Plano de classificação

Companhia de Transportes Marítimos

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Companhia de Transportes Marítimos

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARPD/EMP/CTM

Tipo de título

Formal

Título

Companhia de Transportes Marítimos

Datas descritivas

Sec.s XIX-XX

Dimensão e suporte

330 m/l

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Produtor

Companhia de Transportes Marítimos

História administrativa/biográfica/familiar

Inclui, principalmente, documentação da Empresa Insulana de Navegação e da Carregadores Açoreanos – Companhia de Navegação.Empresa Insulana de Navegação (EIN): constituída em 13 de dezembro de 1871, no seio da empresa micaelense Bensaúde & C.ia, com o propósito de fazer as ligações entre as ilhas da Madeira e dos Açores com o continente americano; além disso, operava uma carreira regular entre os Açores, Lisboa e a Madeira.Carregadores Açoreanos: companhia de navegação, constituída por escritura pública de 15 de março 1920, com um capital social inicial de 2150 contos insulanos, sendo acionista maioritária a Sociedade Corretora Limitada, com 34% do capital, e cujo diretor-delegado, Cristiano Frazão Pacheco, foi um dos primeiros administradores da empresa.Em 1972, a Carregadores Açoreanos foi absorvida pela Empresa Insulana de Navegação; em fevereiro de 1974, a EIN fundiu-se com a Companhia Colonial de Navegação, formando a Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos (CTM), a qual desenvolveu a sua atividade até ser extinta em 1985, tendo, entretanto, sido nacionalizada, após a revolução de 25 de Abril de 1974.

História custodial e arquivística

Incorporação efetuada a partir dos escritórios e armazéns da TRANSINSULAR (com sede na Av. Infante D. Henrique, Ponta Delgada), em 1981 (?).

Fonte imediata de aquisição ou transferência

TRANSINSULAR

Âmbito e conteúdo

Inclui correspondência, processos das viagens dos navios, livros e documentos de contabilidade, etc.Localização atual: Dep. 1, col. 1/1 - 80/2.

Unidades de descrição relacionadas

Arquivo Nacional da Torre do Tombo - https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4166360

Notas

Não existe qualquer ordenação, porque nunca foi objeto de intervenção.A organização inicial foi completamente adulterada, por uma transferência apressada, efetuada de forma muito desordenada, desde os escritórios e armazéns da TRANSINSULAR, e por diversas mudanças, dentro do edifício da Graça (Salas novas e Sacristia), uma das quais para remediar a exposição a infiltrações pluviais.Em 2016, foi feita a descrição de 69 unidades de instalação (mç.), como trabalho parcial (não revisto), no âmbito de um estágio.

Data de publicação

18/03/2016 17:17:21