Registo civil

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Registo civil

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/BPARPD/ACD/ACLAG-RPLAG01/RC

Tipo de título

Formal

Título

Registo civil

Datas de produção

1833  a  1906 

Extensões

24 Livros

Produtor

Regedoria de paróquia de Água de Pau

História administrativa/biográfica/familiar

No Decreto de 16 Mai. 1832, artº 68, entre as competências do Provedor do Concelho, inclui-se "2.º A redacção e conservação do Registo Civil", estipulando-se, no artº 69, o seguinte:"O Registo Civil é a matricula geral de todos os cidadãos, pela qual a autoridade pública attesta, e legitima as épocas principaes da vida civil dos indivíduos: a saber, os nascimentos, casamentos, e óbitos:§ 1.º A redacção deste Registro [sic] pertence ao Provedor, a qual será feita em um livro especial por elle rubricado.§ 2.º Qualquer rasura, ou entrelinha na escripturação do Registo Civil é da responsabilidade do escrivão. Mas todos os actos lançados nelle, e todas as certidões delle extrahidas, serão assignadas pelo Provedor; sem o que não terão fé.§ 3.º Em todos os actos públicos, em que de futuro se requeiram certidões de casamentos, de nascimentos, ou obitos, só terão fé as extrahidas do Registro [sic] Civil.§ 4.º Todos os assentos lançados neste livro terão, além da assignatura do Provedor, a das partes, que fazem a declaração, a do escrivão d'ante elle, e de duas testimunhas [sic]. (...)"E, no artº 70, "Nos concelhos, cujos termos forem mui dilatados, e comprehenderem parochias ruraes a grande distancia da cabeça do concelho, se poderão instituir um ou mais Delegados do Provedor, cujo principal officio será o de terem um livro subsidiario do Registro [sic] Civil, e aos quaes, além disso, o Provedor poderá, segundo as circumstancias o exigirem, incumbir as diligencias, que julgar convenientes. São nomeados estes Delegados pelo Provedor, com approvação do Sub-Prefeito."

História custodial e arquivística

Lv recolhidos na Conservatória do Registo Civil de Lagoa e, posteriormente, incorporados no Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporação

Âmbito e conteúdo

Conservaram-se apenas as séries de registo de casamentos (1833-1888) e de registo de óbitos (1833-1906), esta última com falhas.Localização actual: Dep. 2, col. 334/1.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário

Notas

Sobre o registo civil, veja-se: FALCÃO, Maria Cecília Lança - O Registo Civil. In: Boletim DGARQ, n.º 12 (Jan.-Mar. 2010) p. 6-7.

Data de publicação

20/01/2017 15:51:18