Junta de Paróquia de São Sebastião

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Junta de Paróquia de São Sebastião

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARLSR/ALL/JPSSS

Tipo de título

Atribuído

Título

Junta de Paróquia de São Sebastião

Datas de produção

1627  a  1916 

Dimensão e suporte

341 u.i. (37 liv. + 304 doc.)

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Produtor

Junta de Paróquia de São Sebastião

História administrativa/biográfica/familiar

As Juntas de Paróquia foram instituídas pelo Decreto de 26 de Novembro de 1830, que as dotou de atribuições administrativas, que por sua vez lhes foram retiradas pelo Decreto nº 23 de 16 de Março de 1832 e que as considerou apenas como um agregado social e religioso. As funções administrativas são novamente restituídas às Juntas de Paróquia pela Lei de 25 de Abril de 1835. Em 1878, a Paróquia passou a fazer parte da organização administrativa portuguesa de forma definitiva.

História custodial e arquivística

Após a criação da Junta de Paróquia de S. Sebastião, todos os documentos pertencentes às confrarias existentes naquela paróquia foram integrados nessa mesma instituição. O Fundo da Junta de Paróquia de S. Sebastião terá sido integrado no então Arquivo Distrital de Angra do Heroísmo, aquando da realização das primeiras recolhas e transferências de documentação que ocorreram no ano da sua criação, em 1948.

Âmbito e conteúdo

Inclui livros de actas, deliberações, certidões, requerimentos, cópias de acórdãos da auditoria administrativa, autos de conciliação, declarações de venda, escrituras, títulos de arrematação, inventários, correspondência, contas correntes e orçamentos, assim como toda a documentação proveniente das confrarias que existiam.

Sistema de organização

O fundo foi distribuído por nove secções, uma sub-secção, trinta e cinco séries, vinte e quatro sub-séries e uma colecção. As oito secções iniciais correspondem a cada uma das confrarias existentes e a nona, que por sua vez possui uma sub-secção, a todos os documentos produzidos pela Junta de Paróquia. A colecção é composta pelos documentos que não integraram nenhuma das secções criadas. As séries são tipológicas e os documentos estão ordenados cronologicamente, sendo que a correspondência recebida encontra-se ordenada alfabeticamente pelo nome dos remetentes e cronologicamente dentro de cada um, enquanto que a correspondência expedida encontra-se ordenada cronologicamente. A colecção está ordenada alfabeticamente.

Instrumentos de pesquisa

Inventário Archeevo e impresso.

Data de publicação

06/04/2018 17:42:55