Serviços Aéreos Portugueses

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Serviços Aéreos Portugueses

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subsérie   Subsérie

Código de referência

PT/BPARPD/FAM/TC/JBTC / GFTC/001-358

Tipo de título

Atribuído

Título

Serviços Aéreos Portugueses

Datas de produção

1927-07-03  a  1929-02-02 

Dimensão e suporte

18 doc.

História administrativa/biográfica/familiar

A SAP - Serviços Aéreos Portugueses Lda. - foi a primeira companhia de aviação comercial fundada e a operar em Portugal.No âmbito da sua expansão europeia, através da criação de subsidiárias regionais, em 1922, a Junkers Lufverkehr A. G. (empresa prestadora de serviços de transportes aéreos da Junkers) iniciou contactos com a Companhia Portuguesa de Navegação Aérea Lda., empresa privada, fundada nesse mesmo ano, para o estabelecimento de uma cooperação ao nível da prestação de serviços aéreos. A Junkers forneceria aeronaves à empresa e, em troca, receberia parte das suas acções. Por dificuldades várias, entre as quais a da falência da Junkers Lufverkehr, essa cooperação não iria avante, nunca chegando a empresa a operar.Finalmente, a 19 maio 1927, a Junkers funda a SAP, em conjunto com os sócios privados António Alberto Eça de Queirós, J. Wimmer & Co., Willi Albert Grote e José Vieira da Fonseca. O objectivo inicial da SAP era o estabelecimento de ligações aéreas para a Albânia.No entanto, em vez das planeadas rotas para a Albânia, a SAP estabeleceu sim um serviço de ligação entre Lisboa, Madrid e Sevilha. As ligações aéreas com a Espanha eram feitas em conjunto com a UAE - Unión Aérea Española, outra subsidiária da Junkers. A UAE operava os voos e a SAP fornecia os serviços de terra em Portugal.Em 1929, em virtude da fusão da UAE com a CLASSA, a cooperação com a SAP foi interrompida e os serviços terminaram. A SAP tentou então relançar o serviço autonomamente. Para isso, a SAP recebeu o seu único avião, um Junkers F-13 baptizado "Lisboa" que tinha sido enviado para Portugal, em 1925. Este avião tornou-se um pioneiro, pelo facto de ter sido a primeira aeronave civil registada em Portugal, recebendo a matrícula "C-PAAC".No entanto, a falta de acordo entre os Governos de Portugal e da Espanha sobre o tráfego aéreo obrigou ao fim das operações aéreas da SAP em 1930. A SAP passou a operar apenas como companhia fornecedora de serviços de terra e agente de vendas da Lufthansa, que, em 1937, passou a ser a sua maior accionista. A empresa acabou por ser extinta pouco depois da Segunda Guerra Mundial.http://pt.wikipedia.org/wiki/Servi%C3%A7os_A%C3%A9reos_Portugueses

Âmbito e conteúdo

Projeto de rotas entre Lisboa - Açores e inter-ilhas açorianas, importância dos Açores como centro de ligação das carreiras aéreas transatlânticas. Solicitam a José Bruno estatística sobre as condições meteorológicas das ilhas e planta de Ponta Delgada com indicação de um lugar para amaragem.Contém :- cópia da carta pela empresa ao Coronel Silva Leal (7767);- rascunho das cartas de José Bruno para a empresa (7768 e 7769);- carta da empresa para o Sr. Cogumbreiro (7772);- cópia datiloscrita da carta da empresa para o diretor geral do Comércio e Indústria (7773);- cálculo das despesas para a linha área Horta / Angra do Heroísmo / Ponta Delgada (7775);- Postal com Junkers F-13 da SAP (7776);- Imagem do Junkers W33, aparelho escolhido para a rota inter-ilhas (7777)

Cota atual

7760 - 7777

Existência e localização de cópias

Série digitalizada ao abrigo do protocolo estabelecido com CHDA.

Data de publicação

04/03/2021 14:42:02