"Amiot"

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"Amiot"

Detalhes do registo

Nível de descrição

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Código de referência

PT/BPARPD/FAM/TC/JBTC / GFTC/002-001/00034

Tipo de título

Formal

Título

"Amiot"

Datas de produção

1929-07     

Dimensão e suporte

27 provas fotográficas p&b

História administrativa/biográfica/familiar

Amiot 123 foi uma versão para vôos de longo curso do bombardeiro Amiot 120 do construtor francês de aviões Amiot. O Amiot 123 (tal como as versões de bombardeiro de longo curso Amiot 122-BP3 e Amiot 123-BP3) era uma variante do bombardeiro biplano monomotor Amiot 120 que foi produzido a partir de meados da década de 1920 para as forças aéreas francesas. O Amiot 123 foi concebido para ser um bombardeiro, do qual foi construído um protótipo denominado Amiot 123-BP3, mas a Força Aérea Francesa não demonstrou interesse na sua aquisição. Em resultado, a produção não foi iniciada e o modelo ficou apenas para demonstração. Foi então que o governo polaco, que procurava um avião de longo curso que pudesse bater recordes de distância se mostrou interessado na aquisição. Foi construído um exemplar, com tanques de combustível alargados e a ocuparem o lugar das bombas e equipado com um motor Lorraine 18 Kdrs de 710 cv, que foi baptizado com o nome de "Marszalek Pilsudski" em honra do marechal Józef Pilsudski. Este avião foi utilizado a 3 de Agosto de 1928 numa tentativa de atravessar o Atlântico Norte entre Le Bourget e New York, num vôo tripulado pelos aviadores polacos Ludwik Idzikowski e Kazimierz Kubala. Uma perda de óleo do motor obrigou ao regresso á costa europeia, quando o avião já tinha percorrido mais de 3200 km. A tripulação e o avião foram salvos por um navio alemão que navegava largo do Porto, sendo devolvido ao fabricante para reacondicionamento e substituição do motor. Para uma segunda tentativa de travessia aérea do Atlântico, iniciada a 13 de Julho de 1929, o Amiot 123 foi equipado com um motor Lorraine 18 Kdrs de 785 cavalos-vapor. Esta tentativa, tripulada pelos mesmos aviadores, terminaria com uma aterragem de emergência na ilha Graciosa, Açores, de que resultou o capotamento do avião e o subsequente incêndio e destruição do aparelho devido a um archote trazido para iluminar as operações de salvamento. No acidente morreu o comandante do avião, o major Ludwik Idzikowski. Após esta malograda experiência, o modelo foi abandonado, não voltando a ser construído.http://pt.wikipedia.org/wiki/Amiot_123

Âmbito e conteúdo

Reportagem fotográfica do acidente na ilha da Graciosa do avião polaco "Amiot", com legenda: - vista do funeral (8994) - destroços do avião (8995) - vista do funeral (8996) - vista do funeral (8997) - destroços do avião (8998) - destroços do avião após o incêndio (8999) - O comandante e o médico do "Iskra", um oficial da armada portuguesa e camponeses da Graciosa junto aos destroços do avião "Amiot" (9000) - vista do funeral (9001) - vista do funeral (9002) - oficiais polacos a transportarem o caixão (9003) - oficiais e marinheiros polacos a transportarem o caixão (9004) - dois padres portugueses no funeral (9005) - [corpo de capitão] (9006) - o comandante e os oficiais do navio escola polaco "Iskra" examinando os destroços do avião Amiot (9007) - o local do desastre do avião Amiot na Graciosa. Um campo de trigo em que se vê um muro contra o qual o avião capotou (9008) - o comandante e o médico do navio escola polaco "Iskra" junto à cama de Kubala no hospital da Graciosa na manhã do desastre do avião "Amiot" (9009) - no cais de aterragem (9101) - vista do funeral (9011) - vista do funeral (9012)nº9013 - vista do funeral com as autoridades portuguesasnº9014 - o caixão a ser colocado a bordo do barconº9016 - vista do funeralnº9017 - vista do funeralnº9018 - vista do funeralnº9019 - vista do funeral. Infantaria portuguesa a prestar honrasnº9020 - vista do funeralnº9021 - o caixão sai do cemitério para bordo do navio polaco

Cota atual

8994 - 9021

Idioma e escrita

Legendas das fotografias em inglês e francês.

Unidades de descrição relacionadas

Relacionado com documentos 5516, 6316 e 8992.

Data de publicação

04/03/2021 14:42:02