Plano de classificação

Casa dos Condes da Praia da Vitória

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Casa dos Condes da Praia da Vitória

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARLSR/FAM/CCPV

Tipo de título

Formal

Título

Casa dos Condes da Praia da Vitória

Datas de produção

1483-03-17  a  1919 

Dimensão e suporte

38 ml

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

História administrativa/biográfica/familiar

O arquivo da Casa dos Condes da Praia da Vitória é vasto e complexo, e a sua história atravessa séculos. Numa primeira análise, poderíamos afirmar que se trata da documentação de uma família aristocrata, acumulada desde a sua presença nos Açores, remontando aos primeiros tempos do povoamento, até ao primeiro quartel do séc. XX. Esta família poderia ser identificada como a família Paim, herdeira, por casamento, da portentosa figura de Jácome de Bruges, capitão flamengo que ficou na história como o primeiro povoador da Terceira. Porém, uma análise mais aprofundada far-nos-á sempre compreender que este conjunto documental não pode ser explicado de uma forma tão simples, que a família Paim se entrecruzou com múltiplas outras famílias açorianas das quais também proveio documentação, e que a entrada de documentos neste arquivo se proporcionou de formas tão diversas que se perdem na névoa dos tempos. A multiplicidade de personalidades ao longo de gerações, dos altos cargos por elas ocupados, a burocracia inerente a eles e à administração de opulentas propriedades justifica, em parte, a quantidade e a complexidade desta documentação.

História custodial e arquivística

Este conjunto documental integrou o Arquivo Distrital de Angra do Heroísmo em 1949, primeiro com a doação do precioso manuscrito da Fénix Angrense pela D. Palmira Noronha de Ornelas Bruges, viúva do filho primogénito de Jácome de Bruges, 2º Conde da Praia da Vitória, tendo a restante documentação só integrado o arquivo distrital em 1950. Este arquivo possui o documento mais antigo relativo aos Açores existente na BPARLSR, datado de 1483, a Carta da Sentença do Duque de Viseu. Desde logo foram identificados outros documentos com valor intrínseco na reconstrução da história local e nacional.Em termos da sua organização, pode dizer-se que foi feita sobretudo em torno das duas figuras que foram consideradas as principais deste arquivo: o 1º e o 2º Conde da Praia da Vitória, respetivamente, Teotónio Simão de Ornelas Bruges Paim da Câmara de Ávila e Noronha Ponce de Leão Borges de Sousa e Saavedra, e o seu filho primogénito, Jácome de Ornelas Bruges de Ávila Paim da Câmara. Personalidades de importância incontornável para o estudo e compreensão da história dos Açores no séc. XIX, deixaram um acervo documental cujo interesse histórico e académico é difícil de exagerar. Todavia, outras personalidades deixaram aqui testemunhos importantíssimos, tais como Francisco de Ornelas da Câmara, ou o capitão João de Ávila. Uma boa parte da organização deste arquivo, teve, pois, de ser feita independentemente das suas figuras principais, de forma a facilitar a sua consulta e a fazer valer o seu potencial.

Sistema de organização

Quadro de classificação orgânico funcional

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos em muito mau estado de conservação e outros exigem conhecimentos avançados de paleografia

Instrumentos de pesquisa

Inventário ARCHEEVO

Existência e localização de originais

Depósito nº 18, Bloco 7 Inferior, Estante 1 a 9 prateleira 1

Notas

Encontra-se neste fundo a "Fénix Angrense" do padre Manuel Luís Maldonado (1644-1711), transcrita por Helder Fernando Parreira de Sousa Lima e publicada em 3 vol. pelo Instituto Histórico da Ilha Terceira, em 1989-1997.

Publicador

dn850423

Data de publicação

25/09/2023 12:20:54