Paróquia de Praia do Almoxarife
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BPARJJG/PRQ/PHRT10
Tipo de título
Atribuído
Título
Paróquia de Praia do Almoxarife
Datas de produção
1703-04-21
a
1911-03-30
Dimensão e suporte
37 livros, papel.
Entidade detentora
Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.
Produtor
Paróquia de Praia do Almoxarife.
História administrativa/biográfica/familiar
A primeira igreja paroquial desta freguesia, cuja data de construção se ignora, embora se saiba que era uma das mais antigas da ilha do Faial, pois já existia em 1568, foi saqueada e incendiada pelos ingleses em 1597 e reparada em 1606. Foi reconstruída em 1758 pela iniciativa do padre Matos, ou Mateus Rodrigues, seu vigário, que, segundo reza a tradição, participou nas obras da reedificação do templo (fontes: - António Lourenço da Silveira Macedo, História das quatro ilhas que formam o distrito da Horta, reimpressão fac-similada da edição de 1871, Secretaria Regional da Educação e Cultura, 1981, 3.º volume, página 62. - Marcelino Lima, Anais do município da Horta: história da ilha do Faial, Vila Nova de Famalicão: Oficinas Gráficas Minerva, 1943, página 243). Orago da paróquia: Nossa Senhora da Graça. Almoxarife = administrador das propriedades reais.
História custodial e arquivística
Fundo pertencente à paróquia até à criação do registo civil obrigatório pela República em 1911-02-20, data a partir da qual o fundo transitou para a posse dos serviços do registo civil. Foi finalmente incorporado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta. Últimas incorporações da Conservatória do Registo Civil da Horta: os últimos livros dos casamentos, dos óbitos e das legitimações, e os seus duplicados, incluindo os duplicados dos livros de batismos em 2009-02-11; os últimos livros dos registos de batismos em 2012-03-08.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Incorporação.
Âmbito e conteúdo
O fundo da paróquia de Praia do Almoxarife, do concelho de Horta, da ilha do Faial, é constituído por 37 livros de acordo com a seguinte distribuição: série de registos de batismos (7 lvs.), série de registos de casamentos (3 lvs.), série de registos de óbitos (5 lvs.), série de registos mistos (17 lvs.), série de registos de legitimações (1 lv.), subsérie de registos duplicados de batismos (2 lvs.), subsérie de registos duplicados de casamentos (1 lv.), subsérie de registos duplicados de óbitos (1 lv.).
Ingressos adicionais
Trata-se de um fundo fechado: não se prevê o ingresso adicional de documentação.
Sistema de organização
Classificação funcional.
Condições de reprodução
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos e sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Idioma e escrita
Português.
Instrumentos de pesquisa
Guias de remessa e inventário.
Existência e localização de cópias
Existe uma cópia de todos os livros das séries deste fundo em suporte digital na BPARJJG.
Data de publicação
25/11/2015 10:46:56