Available actions

Reader available actions

Share
 

Registo de embarcações visitadas

Description details

Record not reviewed.

Description level

Serie Serie

Reference code

PT/BPARJJG/ACD/ESHRT/005

Title type

Formal

Date range

1845-05-08 Date is certain to 1928-01-31 Date is certain

Dimension and support

9 liv., papel

Scope and content

Esta série é constituída pelos livros de registo das embarcações visitadas pela Estação de Saúde do porto da Horta.

Relativamente às embarcações, contêm os seguintes dados: data da entrada; qualidade das embarcações: de longo curso/de cabotagem, a vapor/de vela; quantas deram entrada: por ser o porto de destino/ por escala/ por arribada; natureza; nação; nome das embarcações; capitães; portos: da procedência/escalas/arribadas; carga; dias de viagem; número de pessoas vindas a bordo: tripulação/passageiros; tonelagem; qualificação dos portos: procedência/escalas/arribadas; qualidade das cartas de saúde: limpa/suja/sem ela; informações consulares; quarentena imposta: de rigor/observação/complementar; admitidos à livre prática; saídos debaixo de quarentena; artigos do regulamento que serviram de base à quarentena; observações.

Nas observações regista-se se o navio fundeou ou não, o seu destino, e frequentemente o motivo da entrada no porto da Horta, como por exemplo, tomar carvão, deixar e tomar passageiros, reparar avarias, para tratamento médico ou até à procura de tripulantes para a pesca do bacalhau. Também se faz referência a tripulantes perdidos ao mar, e a náufragos resgatados, registando inclusivamente as coordenadas em que ocorreu o naufrágio; por vezes, remete-se para o auto e o interrogatório, que tiveram lugar no Governo Civil.

Entre muitos outros registos com interesse, salienta-se três: a passagem do navio que transportou as peças da estátua da Liberdade, na viagem desde a França até aos Estados Unidos da América, em 1885-06-02.

A escala feita na Horta aquando do 1.º voo transatlântico: em 1917-05-17, o hidroplano americano N.º 4, comandado por Albert C. Read, procedente da Terra Nova, com 11 dias de viagem.

Em 1922-07-01, o iate de recreio italiano “Elettra”, procedente de Southampton e com destino a Nova Iorque, vem “receber carvão, conduzindo o sábio italiano Marconi”.

Arrangement

Ordenação cronológica.

Access restrictions

Comunicável.

Description physical location

C3.

Language of the material

Português.

Physical characteristics and technical requirements

Estado de conservação: regular.