Campo de aviação
Nível de descrição
Documento composto
Código de referência
PT/BPARPD/ACD/GCPDL/00146
Tipo de título
Formal
Título
Campo de aviação
Datas de produção
1953-02-11
a
1969-06-03
Dimensão e suporte
1 pt.
Âmbito e conteúdo
Contém: - correspondência relativa a obras de reparação no campo de Santana. - relatório (secreto) enviado pelo Governador Civil ao Ministro da Defesa Nacional sobre a ampliação e asfaltagem deste aeroporto. - cópia de ofício do Cônsul Americano nos Açores relativo a estudos efetuados por um engenheiro americano a este aeroporto. - diagramas em papel vegetal, intitulado: "Frequências e velocidades do vento no C. Met. de Santana", e outro, "Frequências do vento no C. Met. de Santana", no período de 1945/1952 .Em 7 de outubro de 1955 o Governador Civil escrevia ao Ministro do Interior a transmitir o mau estar latente dos proprietários de terrenos na zona do Morro de Santana, que haviam alugado desde 1941", para servir nas emergências que a última guerra mundial provocava" e "na necessidade de dotar esta Ilha com um apeadeiro aéreo capaz e de carácter definitivo, que afastasse o sobressalto de todos aqueles - pilotos e passageiros - que são forçados a utilizar com graves riscos...", este aeroporto necessitava, portanto, de ampliação mas o custo dos terrenos era muito avultado.Entretanto aquanto da visita de técnicos americanos, acabaram por chegar à conclusão que o Aeroporto de Santana serviria para pequenos aviões e que a a zona da Relva, seria a que oferecia melhores condições e libertava o "Estado das legítimas reclamações dos donos dos terrenos do Morro de Santana e da censura pública". Incluí, ainda: - cópia do Decreto-Lei nº 45.555 sobre a construção de um novo aeroporto em S. Miguel; - recortes de jornais sobre o novo aeroporto e correspondência sobre esta obra.
Cota atual
2480
Características físicas e requisitos técnicos
Regular
Data de publicação
05/12/2019 16:02:49