Miscelânea manuscrita dos papéis que foram do Dr. Francisco Caetano de Carvalho
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/BPARPD/PSS/MEC/0144
Tipo de título
Formal
Título
Miscelânea manuscrita dos papéis que foram do Dr. Francisco Caetano de Carvalho
Datas de produção
1757
a
1817
Dimensão e suporte
1 liv. (77 doc.)
História administrativa/biográfica/familiar
Francisco Caetano de Carvalho (1749-1812), secretário da Câmara de Ponta Delgada, é filho de de José Nunes de Carvalho (1710-1772) e de Maria Inácia dos Anjos, irmão do Dr. Dâmaso José de Carvalho (1745-1807) e do Dr. António Francisco de Carvalho (1747-1797).O pai, protótipo do self-made man, filho de Brás de Carvalho, sineiro da Igreja Matriz de Ponta Delgada, começa a vida como embarcadiço mas a sua intuição para o comércio cedo se revela. De marinheiro passa a comerciante e armador, faz sociedade com comerciantes da praça de Lisboa e deixa uma considerável fortuna aos filhos, pessoas já influentes na sociedade micaelense do último quartel do século XVIII e primeira década do século XIX.O mais velho, religioso, bacharel formado em canônes pela Universidade de Coimbra, é presbítero secular, esmoler do Bispo e Cabido de Angra, comissário do Santo Ofício, beneficiado na Matriz de PDL, visitador, juiz dos Resíduos, ouvidor eclesiástico, juiz da vara e capelão-mór da Misericórida de Ponta. Os dois mais novos, casados com duas irmãs, filhas do capitão Duarte Francisco Lopes de Oliveira, escrivão da Âlfandega, e de Maria Antónia da Natividade, gerem os negócios da família. Por não ter descendência, o dr. Francisco Caetano de Carvalho, herdeiro de seus irmãos por ser o último a falecer, em 15 out. 1812, deixa todo o património desta família ao amigo Jacinto Inácio Rodrigues da Silveira, futuro Barão da Fonte Bela, após o usufruto de sua viúva D. Ana Rosa de Oliveira, falecida 13 ago. 1824 (Testamento do Dr. Francisco Caetano de Carvalho, Relação dos Açores, n.º 2164, verba n.º 10).
História custodial e arquivística
O 1º barão da Fonte Bela, Jacinto Inácio Rodrigues da Silveira, é herdeiro do Dr. Francisco Caetano de Carvalho. Em 1878 o 3º Barão da Fonte Bela, Jacinto Inácio da Silveira Gago da Câmara, oferece este livro a Ernesto do Canto.
Âmbito e conteúdo
Conjunto de documentos, alguns relacionados com o capitão José Nunes de Carvalho, referentes sobretudo a questões de natureza económica (impostos, exportação de géneros e circulação de moeda).
Cota atual
144Dep. 2, 354/5
Instrumentos de pesquisa
índice organizado por Ernesto do Canto
Notas
Alguns documentos, por serem impressos, foram retirados
Data de publicação
15/06/2020 16:46:29