Manuel Barbosa

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Manuel Barbosa

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/BPARPD/PSS/MMVA-MBCA

Tipo de título

Atribuído

Título

Manuel Barbosa

Datas de produção

    1882 

Dimensão e suporte

1 mç.

Produtor

Manuel Barbosa da Câmara de Albuquerque

História administrativa/biográfica/familiar

[n. Santa Maria, 15.12.1820 - f. 12 jan. 1882]Genealogista, filho do capitão Inácio Manuel da Câmara e de D. Eugénia Violante da Câmara Albuquerque.Vive alguns anos no Império do Brasil, desempenhando as funções de agrimensor. Regressado a Santa Maria, dedica-se ao estudo e investigação da história da sua ilha e à genealogia, aproveitando os trabalhos do morgado Luís de Figueiredo.António Maria Mendes (fev.1998) in: http://www.culturacores.azores.gov.pt/ea/pesquisa/Default.aspx?id=2863 (disponível em 7 fev. 2019)

Âmbito e conteúdo

Cópia do Livro III das Saudades da Terra, com anotações, e apontamentos histórico-genealógicos relativos à ilha de Santa Maria.

Notas

Ao que parece, o espólio deste genealogista veio parar às mãos de MMVA (ainda seu parente, conforme refere João Bernardo Rodrigues na notícia biográfica publicada na Insulana, de 1959, e no volume XV do Arquivo dos Açores), o que poderá ter despertado o interesse deste para esta disciplina, uma vez que há apontamentos de natureza genealógica de MMVA, datados da década de 1890, anteriores à conclusão dos estudos superiores em Coimbra e dos estudos históricos sobre a ilha de Santa Maria).

Data de publicação

25/03/2020 16:36:10