Reformação da folha de partilha da ausente, menor, Catarina Vaz, cativa em Argel
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Documento composto
Código de referência
PT/BPARPD/PSS/JABVA/I/00369
Tipo de título
Atribuído
Título
Reformação da folha de partilha da ausente, menor, Catarina Vaz, cativa em Argel
Datas de produção
1618
a
1624-09-27
Dimensão e suporte
1 doc. (f. 45-137)
Âmbito e conteúdo
Juízo dos Órfãos e Correição em Vila do Porto, reformação da folha de partilha de Catarina Vaz, menor, ausente, cativa na incursão de corsários magrebinos em 1616, filha de Gaspar de Andrade Velho e de Isabel Velho, nascida antes do casamento dos pais, em que é nomeado tutor o tio materno, António Coelho Velho, também conhecido por António Coelho de Melo, cargo que pretende assumir Manuel de Sousa Falcão, primo da ausente. Com agravo e embargo do tutor.Curiosamente, o juiz dos Orfãos, Manuel de Sousa Falcão, manda fazer um auto para que o inventário seja anulado, uma vez que as notícias da morte de Catarina Vaz são falsas e há também um requerimento dirigido ao Corregedor para que o inventário seja anulado porque Manuel de Sousa Falcão, juiz, é parte interessada nos autos, arrematou e tomou posse de alguns bens da menor subavaliados.Inclui um resumo de JABVA.
Cota atual
78.1Dep. 7, 77/4
Características físicas e requisitos técnicos
Incompleto (sem as partes inicial e final) e as últimas f. sem o canto inferior direito, comprometendo a leitura integral do texto.
Notas
F. 79v.:" Diz Manuel de Sousa Falcão, natural da ilha de Santa Maria, que na entrada que os turcos [sic] fizeram na dita ilha entre a mais gente que levaram cativa também cativaram a Catarina Vaz, sua prima irmã, a qual é moça de 13 anos, e não tem pai nem mãe nem parente mais chegado que seus bens possa administrar".
Data de publicação
11/06/2021 08:52:44