Plano de classificação

Casa da Cultura do Faial

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Casa da Cultura do Faial

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/AR/CCF

Tipo de título

Atribuído

Título

Casa da Cultura do Faial

Datas de produção

1975  a  2006 

Dimensão e suporte

69 caixas de arquivo; papel.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Produtor

Casa da Cultura do Faial.

História administrativa/biográfica/familiar

Os diplomas que contam um pouco da história administrativa da Casa da Cultura do Faial são os seguintes:-Decreto-Lei n.º 338/79, de 25 de agosto - transfere para a Região Autónoma dos Açores certos serviços do Ministério da Educação e Investigação Científica, incluindo as delegações do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ) (art. 15.º).-Decreto Regulamentar Regional n.º 13/78/A, de 19 de julho - estabelece normas relativas à organização e estrutura da Secretaria Regional da Educação e Cultura (SREC).-Decreto Regulamentar Regional n.º 10/80/A, de 12 de março - cria vários organismos no âmbito da SREC. Os serviços das ex-delegações do FAOJ passam a constituir serviços externos da SREC, na dependência da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRaC), adotando a designação de Casas de Cultura da Juventude (CCJ) de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta (art. 11.º).-Decreto Regulamentar Regional n.º 30/80/A, de 25 de julho - estabelece normas com vista à integração nos serviços regionais do pessoal que se encontra vinculado aos serviços periféricos do Ministério da Educação.-Portaria n.º 82/83, de 8 de novembro – aprova os estatutos das CCJ.-Portaria n.º 15/89, de 4 de abril – aprova o estatuto das Casas de Cultura (CC) e revoga a portaria n.º 82/83, de 8 de novembro.-Decreto Regulamentar Regional n.º 18/91/A, de 9 de julho - redefine as atribuições e modo de financiamento das CC.-Decreto Regulamentar Regional n.º 36/2000/A, de 7 de dezembro - altera a orgânica dos serviços externos da Direção Regional da Cultura. A Casa da Cultura da Horta passa a ser designada por Casa da Cultura do Faial (art. 19.º).-Decreto Regulamentar Regional n.º 13/2001/A, de 7 de novembro – reorganiza os serviços externos da Direção Regional da Cultura. Reúne num único diploma as estruturas orgânicas de todos os serviços externos na área da cultura.-Decreto Regulamentar Regional n.º 3/2006/A, de 10 de janeiro – aprova a orgânica da Direção Regional da Cultura e extingue as Casas de Cultura: as funções das Casas de Cultura de São Miguel, Terceira, Faial e Pico passam a ser assumidas pelos museus regionais e bibliotecas públicas e arquivos regionais, através de coordenação local (do preâmbulo).Foram Diretores da Casa da Cultura do Faial:-...-Jorge Alberto da Costa Pereira (1984-1998).-Margarida Maria Amorim Barreto (1998-2006).

História custodial e arquivística

Funcionava esta Casa da Cultura num edifício sito da Rua Cônsul Dabney, na cidade da Horta. Com a extinção das Casas de Cultura, em 2006, o seu arquivo transitou para as instalações do Museu da Horta, onde esteve, a maior parte dele, até ao início de 2023.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência de 01-2023.

Âmbito e conteúdo

Contém o arquivo da Casa da Cultura do Faial, no qual se inclui o Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis. Trata-se de um organismo extinto da administração pública regional.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Notas

Localização: depósito do piso C3.

Publicador

l.sousa

Data de publicação

27/12/2024 10:47:14