Processos de correspondência

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Processos de correspondência

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento composto   Documento composto

Código de referência

PT/BPARPD/ACD/GCPDL-ACRAÇ/RG-GM/008/00004

Tipo de título

Atribuído

Título

Processos de correspondência

Datas de produção

1918-06-01  a  1918-06-29 

Dimensão e suporte

1 capilha ( 34 doc. ms., dact.)

Âmbito e conteúdo

Trata-se de correspondência do Alto Comissariado da República nos Açores.Contém ofícios: - da Inspecção das Fortificações e Obras Militares de 1918. jun. 8, a solicitar ao Alto Comissariado autorização para se executarem obras de melhoramento no quartel de Infantaria nº 26, no Castelo de S. Brás e no Forte de S. Francisco Xavier, em Rosto do Cão e no Forte de Santa Clara; - telegrama do General Simas Machado, dirigido ao Secretário de Estado do Interior, relativo a conversa tida com o Almirante Dunn sobre o aviso de saída de navios, com antecedência, seguindo todo o seu destino;- sobre o hasteamento de bandeiras nos edifícios dependentes no dia 4 de Julho, dia da independência dos E.U.A; - sobre a abertura de uma Escola de Guerra, entre outros. José Augusto de Simas Machado (Braga, 25 de Julho de 1859 — Coimbra, 17 de Março de 1927). Em 1917 foi nomeado comandante da 2.ª Divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP) e serviu em França em 1917 até Abril de 1918. Aderiu ao Movimento Sidonista e, durante uma licença em Portugal, foi nomeado pelo Presidente Sidónio Pais, Alto-Comissário da República nos Açores e Madeira, cargo que exerce entre Abril de 1918 e Março de 1919, com a missão principal de resolver os problemas havidos com a instalação da Base Naval de Ponta Delgada, chefiada pelo contra-almirante Herbert O. Dunn. A sua ação nos Açores, nomeadamente no combate à epidemia de gripe espanhola, granjeou-lhe enorme respeito por parte da população, expresso anos mais tarde num "In memoriam" escrito por José Bruno Carreiro, no jornal "Correio dos Açores". Disponível em http//pt.wikipédia.org

Cota atual

1665.7

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Regular

Unidades de descrição relacionadas

"Revista Micaelense", 1918, Jan. nº 1, a f. 138 em diante consta artigo sobre a base naval em Ponta Delgada, contém fotografia de José Augusto de Simas Machado.

Notas

Título formal: "1918 - Junho - Gabinete Militar - Correspondência oficial trocada com diversas autoridades".Documentação classificada como confidencial na época.

Data de publicação

05/12/2019 16:02:49