Rodrigo Rodrigues
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BPARPD/PSS/RR
Tipo de título
Atribuído
Título
Rodrigo Rodrigues
Datas de produção
1741
a
1993
Datas predominantes
1890 - 1956
Dimensão e suporte
32 liv. + 3183 doc. + 3 cx. [ficheiro onomástico]
Entidade detentora
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Produtor
Rodrigo Rodrigues [Ponta Delgada, 3 nov. 1873 - 11 fev. 1956]
História administrativa/biográfica/familiar
Filho de João Bernardo Rodrigues e de D. Leonor Arruda.Após os estudos primários e secundários em Ponta Delgada e os estudos preparatórios para a Escola Naval em Lisboa, ingressa, em 1896, na repartição de Finanças de Ponta Delgada, tendo sido seu diretor efetivo desde 1926, altura em que a repartição é elevada à categoria de 1ª classe, até à reforma, por limite de idade, em 1943. Inicialmente, interessa-se por literatura, astronomia, matemática, física e filosofia, tendo sido professor de várias destas disciplinas na Escola Normal Primária de Ponta Delgada, sobretudo na 1ª década do século XX.É um dos fundadores e principal colaborador da revista «Exoterismos» que, nos Açores, foi o primeiro eco do «Simbolismo». Sobre temas filosóficos, colabora no semanário «A Palavra», sob o heterónimo de Gaspar do Sol, com «Os solilóquios de Samuel de Góis».A sua paixão pela música leva-o a ser co-fundador da Academia Musical de Ponta Delgada, em 1923. Mas a sua principal vocação acaba por ser a investigação histórica / genealógica. Com qualidades inatas de paleógrafo, investiga em diversos arquivos / cartórios da ilha de São Miguel, primeiro no próprio arquivo da repartição de Finanças, onde trabalha e a pedido do diretor no âmbito da demanda de reivindicação dos bens do Padroado do convento de Santo André, que opõe a família Brum da Silveira / José do Canto à Fazenda Pública, e depois em outros arquivos da ilha (Biblioteca Pública da cidade, arquivo da Santa Casa da Misericórdia, arquivos paroquiais, arquivo do Tribunal da Relação dos Açores e em diversos arquivos particulares, de família ou pessoais).É um dos promotores da comemoração do IV centenário do nascimento de Gaspar Frutuoso (1922) e o principal responsável pela publicação dos 3 volumes do Livro IV das "Saudades da Terra" relativo à ilha de São Miguel. Destaca-se ainda, pela excelência, a "Notícia biográfica do Dr. Gaspar Frutuoso", publicada na introdução ao Livro III do mesmo título.Sócio fundador do Instituto Cultural de Ponta Delgada, sócio honorário do Instituto Histórico da Ilha Terceira, sócio correspondente do Instituto Genealógico Brasileiro; sócio honorário do Instituto Histórico e Genealógico de São Paulo (Brasil) e membro da Associação de Arqueólogos Portugueses. Membro da «Comissão de Toponímia» da Câmara Municipal de Ponta Delgada e do «corpo da redação do Anuário da Nobreza Portuguesa». [adapt. de Henrique de Aguiar de Oliveira Rodrigues].Consult. em 26 mar. 2025, disponível em:http://www.culturacores.azores.gov.pt/ea/pesquisa/Default.aspx?id=10617
História custodial e arquivística
Após o falecimento de Rodrigo Rodrigues o arquivo mantém-se na posse da família, primeiro nas mãos do filho, João Bernardo de Oliveira Rodrigues (1956 - 1993), e posteriormente do neto, Henrique de Aguiar Oliveira Rodrigues (1993 - 2023).
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Depósito [dez. 2023]
Âmbito e conteúdo
Os documentos deste arquivo estão, na sua maioria, relacionados com a "obra mater" de Rodrigo Rodrigues, "Genealogias de São Miguel e Santa Maria", não só os livros originais, construídos em árvores genealógicas de descendência, mas também todo um conjunto de apontamentos genealógicos, borrões e extratos do registo paroquial, seus e de terceiros, fundamentais para construção da sua monumental obra genealógica.O arquivo também reflete o seu pendor inicial para as letras, para o ensino (n.º 15, 25, 27 [FF3]) e a sua participação cívica na vida micaelense, através da Comissão do IV centenário do nascimento de Gaspar Frutuoso (n.º 19 e 29), onde assumiu um papel preponderante, a Comissão Promotora do Monumento a Antero de Quental (n.º 17), na fundação do Instituto Cultural de Ponta Delgada e da Academia de Música da mesma cidade.Nos trabalhos ainda inéditos destacamos:- Extratos dos livros [do arquivo] da Misericórdia de Ponta Delgada [n.º 11];- Cadernos de notas históricas [n.º 14.1 - 14.14]- Apontamentos sobre ruas da cidade de Ponta Delgada [n.º 18].
Notas
Principais textos / obra publicada:1920- O mais antigo documento escrito na ilha de São Miguel, até agora conhecido : escritura de venda feita em Vila Franca do Campo em 1492. Arquivo dos Açores. Ponta Delgada: Marquês de Jácome Correia. Vol. XIII, p. 344 – 348;- Certidão passada em Londres pelo embaixador António de Castilho a 20 abril de 1582. Arquivo dos Açores. Ponta Delgada: Marquês de Jácome Correia. Vol. XIII, p. 568 - 572;1922– Notícia biográfica do Dr. Gaspar Frutuoso. in: Frutuoso, Gaspar – Saudades da terra. Livro III. Ponta Delgada: Junta Geral e Câmaras Municipais do Distrito, p. XI – CIX;1944– A ermida do paço dos donatários desta ilha, em Ponta Delgada, e a desaparecida igreja de São Mateus da mesma cidade. Insulana. Vol. I, p. 60 – 70; – O padre António Vieira em São Miguel. Insulana. Vol. I, p. 221 - 229; – O licenciado António de Frias e a rua de Santa Ana. Insulana. Vol. I, p. 290 – 291;1945– A morgadinha de Cracas e o seu apressado casamento em 1767. Insulana. Vol. I, p. 384 – 390; – Notas sobre toponímia de Ponta Delgada. Insulana. Vol. I, p. 455 – 456; – Equívocos que é conveniente desfazer. Insulana. Vol. I, p. 456 – 459;1946– Equívocos que é conveniente esclarecer. Insulana. Vol. II, p. 238 - 240;- Quem era Gaspar do Rego Baldaia, o remetente, para Ponta Delgada, do alvará régio que a fez cidade, em 1546. Insulana. Vol. II, p. 331 – 335;- Domus municipalis de Ponta Delgada: câmara velha e câmara nova. Insulana. Vol. II, p. 383 – 388;1948– Colégio dos Jesuítas em Ponta Delgada. Viagem. Lisboa: Carlos d’Ornelas. N.º 87, p. 20 – 21.1953– A ermida de São Gonçalo de Ponta Delgada. Insulana. Vol. IX, p. 185 - 187;Publicações póstumas:1957- Índice alfabético dos principais assuntos e curiosidades históricas do Livro III das “Saudades da terra”. Insulana. Vol. XIII, p. 128 – 135;1958- Índice alfabético dos principais assuntos e curiosidades históricas do Livro IV das “Saudades da terra”. Insulana. Vol. XIV, p. 325 - 354;2009- Genealogias de São Miguel e Santa Maria. 6 vols. Lisboa: Dislivro
Publicador
p.medeiros
Data de publicação
03/10/2025 16:44:15