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Governo Civil do Distrito de Horta

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Governo Civil do Distrito de Horta

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/ACD/GCHRT

Tipo de título

Atribuído

Título

Governo Civil do Distrito de Horta

Datas de produção

1821  a  1976 

Dimensão e suporte

Cerca de 375 metros lineares, papel.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Produtor

Governo Civil do Distrito de Horta.

História administrativa/biográfica/familiar

Foi através da carta de lei de 28 de março de 1836 que o Governo Civil do Distrito da Horta foi criado. Representou, durante cerca de 140 anos, o poder central neste distrito. Dependia, pois, do Ministério do Reino (mais tarde: Ministério do Interior). A emissão de passaportes, a segurança pública, a proteção civil e a gestão de processos eleitorais contavam-se entre as suas principais funções. Por outro lado, coordenava todos os serviços do Estado localizados no distrito. O Governo Civil era dirigido por um governador civil nomeado para o efeito. O fim da linha para o Governo Civil do Distrito da Horta surgiu com o decreto-lei 458-B/75, de 22 de agosto, que substituiu os governos civis dos três distritos açorianos pela Junta Regional dos Açores. A extinção definitiva, nos Açores, destes distritos autónomos deu-se com a Constituição de 1976 e a subsequente publicação, através do decreto-lei 318-B/76, de 30 de abril, do Estatuto Provisório da Região Autónoma dos Açores A generalidade das competências do governo civil foi então assumida pela Secretaria Regional da Administração Pública.

História custodial e arquivística

Anterior localização do arquivo: edifício do extinto Governo Civil, atuais instalações do Museu da Horta.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Entrega efetuada pela Secretaria Regional da Administração Pública aos 13 de junho de 1985 (Elmiro Rocha, atas do seminário internacional Documentação e arquivos insulares, Funchal: 1997). Pela guia de remessa número 1/2022, de 6 de abril, da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, foi efetuada uma entrega adicional de 88 unidades, cujas datas extremas se situam entre 1940 e 1975 aproximadamente.

Âmbito e conteúdo

Fundo documental de grande valor histórico, o arquivo do extinto Governo Civil do Distrito da Horta encontra-se incipientemente organizado. Reflete uma longevidade considerável em termos de atividade. Dele fazem igualmente parte o subfundo da Junta Provisória, 1821-1823, e o da Subprefeitura da Horta, 1832-1836, que lhe precederam no plano administrativo. Incorpora, por último, o complemento documental que produziu a delegação da Horta da Secretaria Regional da Administração Pública após a extinção do Governo Civil.

Condições de acesso

Comunicável.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Unidades de descrição relacionadas

1. Coleção Thiers de Lemos. 2. Arquivo da família Campos Medeiros: governador civil Alberto Goulart de Medeiros.

Notas

Localização: C0.

Publicador

l.sousa

Data de publicação

22/07/2024 15:54:09